O bom atendimento ao paciente começa com a primeira ligação

Este é um assunto que é pouco abordado na área de saúde, principalmente quando o fator principal não envolve diretamente com o médico, e sim com a equipe de atendimento da clínica ou do hospital relacionado. É uma ilusão pensar que o atendimento médico, começa quando o paciente entra na sala do especialista.

A consulta começa a partir do momento da iniciativa do paciente ao fazer a primeira ligação para a instituição, para o agendamento. Da forma que como ocorrerá o atendimento desta ligação, fará toda a diferença do procedimento da consulta.

Caso ocorra a demora do atendimento da ligação por parte da clínica, criará uma sensação de ansiedade no paciente, o que poderá alavancar uma postura de impaciência. E ao ser atendido, haverá uma grande chance da ligação ser de tom ríspida, o que tornará o primeiro contato com a clínica um momento desagradável.

O mesmo poderá ocorrer em atendimentos eletrônicos longos e confusos, onde o paciente, principalmente os mais idosos, possam se perder entre as especialidades oferecidas pela central telefônica, e no caso eles caiam no ramal incorreto, fazê-lo a repetir a ligação ou deixá-lo aguardando por muito tempo numa transferência de ramal, o fará ter um sentimento de frustação e de irritabilidade.

Devido ao período que vivenciamos nestes últimos dois anos, é importante para a instituição de saúde, proporcionar um treinamento mais profundo e humano, com a equipe de atendimento, pois boa parte dos pacientes que estão buscando tratamento atualmente, adiaram esta atitude por causa da pandemia, estão mentalmente fragilizados e estressados. E toda ação que eles considerarem nocivas por parte da equipe do atendimento, ele irá trazer essa frustação na hora da consulta, apresentando-se receoso e descrente.

Um atendimento telefônico rápido, atencioso e humanizado fará toda diferença para o paciente, que sentirá acolhido pela instituição e que posteriormente, recomendará a mesma para outras pessoas, devido a experiência agradável de ser bem atendido, tanto pela equipe de atendimento, quanto pelo especialista.